Blogue Patrocinado Por

Blogue Patrocinado Por

terça-feira, 8 de julho de 2014

Scones…para o meu 5 o’clock tea ;)

Quando penso em Scones associo imediatamente ao chá das 5 e questiono-me porque é que os ingleses levam tão à séria este ritual e qual a história em redor da criação da receita dos tão afamados pães rápidos.
De acordo com o Dicionário Webster, os Scones surgiram na Escócia no início do ano de 1500. Inicialmente, seriam feitos com farinha de aveia, moldados em formato redondo grande, cortados em pedaços triangulares e cozidos em pedras de assar. Hoje em dia, são feitos em vários formatos (redondos, triangulares, quadrados) e com vários sabores e junção de ingredientes.
Quanto à origem do nome, algumas pessoas acreditam que estará relacionado com a Pedra de Scone (Escócia), também chamada Pedra do Destino, que era um trono de pedra onde os reis escoceses se sentariam para serem coroados.
Em relação ao “Chá das 5”, foi introduzido na Europa pelos portugueses no século XVI. Conhecido como um hábito tipicamente britânico, este foi introduzido na corte inglesa por Catarina de Bragança, princesa portuguesa, filha de D. João IV, quando esta casou com Carlos III de Inglaterra.
O dote de Catarina foi determinante para o futuro imperial da Inglaterra e o chá iria mudar para sempre a vida dos seus súbditos, tornando-se um elemento indissociável da sua personalidade e da sua maneira de ser.
No entanto, só por volta do ano de 1830 é que esta tradição foi completamente implementada pelos ingleses, com a ajuda da Duquesa de Bedford, que considerava o “chá das cinco” uma oportunidade para exibir maravilhosas peças de porcelana e prata.
Mas, o que vocês querem mesmo é a receitinha, não é? Aqui está ela:
IMG_6467
Ingredientes:
250g farinha com fermento
30g manteiga
50g açúcar
100g leite
1 ovo
1 pitada de sal
Preparação:
1. Pré aquecer o forno a 180º.
2. Colocar no copo todos os ingredientes.
IMG_6455
3. Programar 15Seg./Vel.6
IMG_6456
4. Num tabuleiro, polvilhar com farinha, deita colheradas de massa.
IMG_6462
5. Levar ao forno cerca de 15Min.
IMG_6464
Sugestão: Servir com Chá e acompanhar com uma compota a gosto Piscar de olho

1 comentário: