Blogue Patrocinado Por

Blogue Patrocinado Por

sábado, 11 de abril de 2015

English Muffin Bread…

O pão é a minha perdição e sem dúvida alguma que pão é o que mais faço com a minha Bimby.
Não há nada como o cheirinho pela minha casa, a qualquer hora do dia, como o cheiro do pão quando sai do forno.
Gosto, quando desço as escadas em direcção à cozinha e durante o percurso este perfume põe em estado de alerta todos os meus 5 sentidos. Aliado a este, o cheiro do café (eu não bebo café, mas adoro o cheirinho dele!) acabado de fazer pelo marido madrugador que já o degusta para depois sair para a sua voltinha de “três dígitos” de bicicleta.
Estes momentos simples da vida são qualquer coisa de maravilhoso.

“Já acordaste?”

Ter um blog tem as suas vantagens, pois diariamente troco ideias, receitas e faço partilhas com pessoas que só conheço virtualmente, mas que me enriquecem de uma forma fantástica.
Num destes dias, recebo uma mensagem de uma seguidora de terras de Sua Majestade e que eu adoro! Londres, Big Ben, Tower Bridge…têm um especial encanto para mim!
A Lynne tinha estado a ver as minhas receitas, especialmente as dos vários pães que eu já publiquei e não hesitou um segundo em me enviar esta receita.
Junto com a receita, contou-me uma pequena história associada a ela.
Gostei tanto de saber que a melhor amiga dela, desde os tempos de liceu se chamava Christine e que este pão era feito por elas durante esses tempos de juventude. Ainda, hoje, já adultas quando se encontram para o chá das 5 este pão está sempre presente e é feito por ambas.
Imediatamente, recuei no tempo e recordei também tempos que passei com as minhas amigas. Não fazíamos pão, mas fazíamos uns crepes divinais :)

Esta receita chegou-me de Salisbury, cidade que pertence ao condado inglês de Wiltshire, com as seguintes palavras:
”Hello, dear Cristina.
My name is Lynne and I’m from Salisbury. I’ve found your blog and I’m really happy that I did. I really love the way you write and explain your recipes because trough it I can feel the way you put your love on it. I must confess that sometimes I need the help of the google translate app but… So, I want to share a recipe with you. I think this is a way that I also thought it would be a great way to preserve my recipe that also have been given to me by my family.
Please feel free to use it and share it on your blog but don’t you ever forget this: This is a “family” recipe, so keep it as such. :)
Thank you for reading! I am so glad I’ve found you.
Cristina is your name and my best friend names’ is Christine so you must be special as well!

I give you BIG baking hugs and muffins!

Lynne “

São palavras como estas que me fazem continuar, que me motivam e que me deixam, por vezes com a lágrima no canto do olho!

Thank you Lynne! I know you will love this post and I did it as you said:

“Slice one of those loaves up, pop the slices into the toaster and serve it up with butter and jam!”
It was delicious and my family really loved it!

2015-04-04 14.56.19 

Ingredientes:

730g farinha T65
25g fermento fresco de padeiro
2c. sobremesa de açúcar
1c. sobremesa de sal
1c. café de bicarbonato de sódio
100g leite
50g água
1c. sopa de vinagre

Preparação:

1. Untar 2 formas de bolo inglês com manteiga e farinha. Reservar.
Optei por dividir a massa em 2, pois dá para dois pães granditos.

2015-04-04 08.56.09
2. Deitar no copo da Bimby, a água, o leite, o açúcar, o sal, o vinagre, o bicarbonato e o fermento.
Programar 2Min./37º/Vel.1

2015-04-04 08.44.56

3. Adicionar a farinha. 3Min./Espiga

2015-04-04 08.48.59 2015-04-04 08.55.58

4. Polvilhar uma superfície com farinha e fazer uma bola com a massa.
Dividir em 2 partes iguais.

2015-04-04 08.59.58 2015-04-04 09.00.15

5. Colocar cada uma das partes na respectiva forma.
Com as mãos achatar bem a massa de forma a que todos os cantos fiquem bem preenchidos.

2015-04-04 09.01.33 2015-04-04 09.04.01

6. Colocar as formas dentro do forno desligado, tapar com um pano de algodão e deixar levedar cerca de uma hora ou até dobrar de volume.

2015-04-04 09.04.26 2015-04-04 09.52.46

7. Ligar o forno a 180º/25Min.
Retirar do forno, desenformar e deixar arrefecer em cima de uma grelha.

2015-04-04 10.38.55 2015-04-04 10.55.44

Cortar fatias generosas, torrar, barrar com manteiga e compota, sugestão da Lynne que aceitei ;)
Aceitem vocês também, façam e deliciem-se, pois vale a pena experimentar!

Marcas Technorati: ,

2 comentários: