Blogue Patrocinado Por

Blogue Patrocinado Por

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Bolos de Arroz…

Existe um bolo que todos nós comemos na nossa infância e é aquele que nos fica na memória…pelo menos comigo foi e é assim.
Na minha vila existe uma pastelaria que é a que mais frequento e da qual me recordo desde que me lembro… de mim.
Chama-se Pastelaria Martins, detentora de um ambiente familiar e onde eu e a minha mãe temos uma mesa “reservada” para nós, isto porque durante anos escolhemos sempre aquela.
A nossa mesa é sempre a mesma e no mesmo sítio, excepto nos dias da feira quinzenal em que a pastelaria fica a abarrotar e é uma sorte conseguir aquela mesa.

Bem e foi aqui que a minha mãe me deu o meu primeiro Bolo de Arroz, o mesmo e o primeiro que eu dei a provar às minhas filhas, o mesmo e o primeiro que a minha irmã deu à sua primeira filha… :D

Qual é o bolo de pastelaria que vos lembra a vossa infância?

Lembro-me que naquela altura adorava tirar o papel e começava a comer o bolo pela parte de baixo, ninguém me ensinou a comer assim. A minha gulodice ensinou-me!
A parte de cima, com o açúcar ficava para último! Era assim: atacava-o, literalmente, pela parte de baixo para só depois me deliciar com a parte que mais gostava: o topo de bolo com açúcar.

E agora dei por mim a fazer…os bolos de arroz e os moldes para os cozer! :D
Execução dos moldes (http://cristinatbernardo.blogspot.pt/2015/06/moldes-para-bolos-de-arroz.html)

Na minha HUMILDE opinião: estão perfeitos!
Numa versão caseira, mas com o sabor que me levou de volta à minha infância e a guardar e a fazer exactamente o mesmo: o topo do bolo para o fim. ;)

2015-04-29 20.13.48

Ingredientes:

Receita para 8-10 Bolos de Arroz

150g de açúcar
100g de manteiga
3 ovos
3c. sopa de leite
100g de farinha de trigo (T55)
100g de farinha de arroz (podem pulverizar arroz)
1c. sobremesa de fermento em pó
casca de 1 laranja
açúcar  q.b. para polvilhar

Preparação:

1. Colocar a casca de laranja no copo e pulverizar. 5Seg/Vel.9

2015-04-29 18.44.09 2015-04-29 18.45.42

2. Adicionar o açúcar e a manteiga. Programar 2Min./50ºC/Vel.3.

2015-04-29 18.48.54

3. Programar 2Min./Vel.3 e adicionar os ovos, um de cada vez.
4. Juntar o leite, as duas farinhas, o fermento e programar 30Seg./Vel.4).

2015-04-29 18.56.33

5. Pré-aquecer o forno a 180º.
Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal ou com um tapete de silicone. Não o fiz, mas não tinha sido má ideia :)
Distribuir a massa pelas formas, deixando cerca de 1cm livre, porque eles vão crescer e polvilhar com açúcar granulado, deverá ficar em montinhos.

2015-04-29 19.06.25 
6. Levar ao forno cerca de 30Min. ou até que os bolos comecem a ficar dourados.

2015-04-29 20.11.43 
2015-04-29 20.13.15

12 comentários:

  1. Ficaram fantasticos! Olha, nem de proposito! O meu ultimo post foi sobre as musicas, cheiros e sabores que nos fazem viajar! Conheco o bolo de arroz mas nao me traz recordacoes nem me faz viajar! Os queques de coco da minha mae fazem-me recuar no tempo pois ela fazia-os constantemente! E as almofadas e os lencos da pastelaria tambem me levam de volta para a infacia, para os tempos em que esperava ansiosamente pelo carro do pao para a minha mae ou a minha tia me comprarem um desses docinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já lá vou espreitar para ler tudinho ;)
      É incrível como um simples aroma e um sabor inconfundível nos conseguem fazer recuar até a um período da nossa vida em que fomos felizes.
      O mundo da culinário é simplesmente mágico!

      Eliminar
  2. Olá ;)....
    Que aspecto divinal e delicioso!
    Beijocas
    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Simplesmente maravilhosos. Agora apetecia-me um... e aquele parte de cima mais rijinha... e deliciosa. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) O topo é sem dúvida a melhor parte ;)
      Eu envio-te um :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Bom dia!
    Para quantos bolos dá a receita?
    Obrigada. E já agora, parabéns! Ficaram com um aspecto delicioso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Paula
      esta receita dependendo do tamanho do cilindro dá para 8-10 bolos.
      ;)
      Obrigada!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Adoro bolo de arroz, será que se usar só farinha de arroz tb ficará bom? Têm um aspecto maravilhoso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que sim que ficará bem ;)
      Obrigada Beijinhos

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Obrigada Andanças Lusitana
      Fico contente
      Beijinhos

      Eliminar