Blogue Patrocinado Por

Blogue Patrocinado Por

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Néctar de Pêssego…

Seja um néctar, um Iced-tea, uma limonada ou outro tipo de bebida refrescante nestes dias de calor são sempre uma excelente opção.
Se para beber uma delas usarmos a fruta da época e se formos nós a fazer em casa, tanto melhor!

As bebidas deste género que ingerimos aqui em casa são sempre feitas por mim, isso não é novidade nenhuma…eu sei!
Costumo fazer desta forma (http://cristinatbernardo.blogspot.pt/2014/02/nectar-de-frutos.html), pois são consumidos de imediato, mas decidi pôr em prática um novo método, que resultou num néctar muito parecido com uns que se vendem em todas as superfícies comerciais e cuja durabilidade é maior. Aguentam cerca de 5 dias no frigorífico, mas estes não vão permanecer no meu mais de 2 dias, porquê?

Esta semana tenho cá em casa as minhas sobrinhas: a Nina, a mais velha e a Camila, a mais nova que é também a minha afilhada e as minhas filhotas.
Com o calor que se faz sentir, brincam, saltam, correm, mergulham na piscina e quando a fome e a sede se manifesta: “Queremos comer! Queremos beber! Queremos…qualquer coisa é o que mais ouço depois destas: “Mãeeeeee! Titiiiiiiiii!” Já estão a imaginar, certo?

A Nina é um “pisco” para comer e para beber nem tudo lhe agrada (sai a mim, quando tinha a mesma idade, diz a minha mãe), para beber gosta de Coca-cola (como a mãe dela!), gosta de Compal e não o troca por outra marca.
Ai sim? Rica sobrinha é hoje que eu te engano! :D

As garrafinhas estavam no armário, só à espera que eu as tirasse de lá, meti mãos à obra e fiz o Néctar de Pêssego.
Chega a hora do lanche e… :
“Titiiiiiiiiiii! Queremos beber!
Queres Compal, Nina? A Titi só tem de pêssego…”

Olhou muito espantada para mim e disse (espertinha a miúda!):
“Tu tens Compal? Mas tu não compras disso…tu não fazes os sumos para as primas?
Faço, mas comprei para ti. Queres?
Claro! Quero, quero!”

Tirei a garrafinha do frigorífico, que não tem rótulo, coloquei uma palhinha e…:
”Aiiii, este é melhor que os da Guarda, Titi! A minha mãe não compra destes…são muito melhores!”

Querida mana: É assim que se faz! Percebeste? :D
Sabes que eu é que sei e tens é que aprender comigo!
Dá mais uso à tua Bimby ou vou buscar-ta a casa ;)
Adoro-te, sabes disso!

2015-07-03 18.27.48

Ingredientes:

600g de Pêssegos (ou outra fruta a gosto e da época)
1L de água + q.b. fervida para adicionar no final e ajustarem a espessura a vosso gosto
1 limão, sem casca, sem a parte banca e sem caroços
açúcar q.b. (usei mel 2c. sopa)

garrafas de vidro recicladas para armazenar

Preparação:

1. Lavar os pêssegos, remover apenas o caroço e colocar no copo da Bimby.

2015-07-03 10.12.44 2015-07-03 10.15.43 

2. Adicionar o mel e triturar 30Seg./Vel. 9.

2015-07-03 10.26.39

3. Adicionar o limão e triturar mais 30Seg./Vel. 9

2015-07-03 10.31.08 2015-07-03 10.32.19

4. Acrescentar água até atingir o limite de 1L.
Programar 30Min./100º/Vel. 1, sem copo medida e com o cesto (estar atento à Bimby porque pode deitar fora a espuma formada pela fruta usada)
5. Entretanto, esterilizar as garrafas de vidro e reservar.

2015-07-03 10.41.06

6. No final do tempo, verificar a espessura do néctar e acrescentar água fervida para a espessura pretendida. Neste caso, deverão programar 20Seg./Vel.3 para as águas se misturarem devidamente.
Eu acrescentei até ao limite máximo do copo, pois não gosto muito espesso.

2015-07-03 10.33.40

7. Verter o néctar para os frascos de vidro esterilizados e fechar de imediato.
Deixar arrefecer a temperatura ambiente.Depois de frios, devem colocar-se no frigorífico.

2015-07-03 11.17.06

Não ficou com uma cor maravilhosa?
E o sabor? Delicioso e saudável que é o factor mais importante!
A minha sobrinha adorou!

2015-07-03 18.26.52 

Marcas Technorati: ,

6 comentários:

  1. Ficou com uma cor linda! Tudo o que é feito em casa é muito melhor e tem mais sabor! E se aquilo que compramos tem mais sabor então não é natural, só pode estar carregadinho de corantes e aromas artificiais! É muito querida a tua sobrinha! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilho da tua opinião ;)
      Sabes que quando tenho que beber sumos de compra...não me sabem nada bem?
      Nada como aquilo que fazemos em casa. Fica com um sabor muito melhor.
      A sobrinha sai à titi ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Boa tarde...

    Adorei a receita e queria experimentar fazer. Mas não sei como esterilizar as garrafinhas de compal... Será que me pode ajudar? Elas podem ir ao forno?

    Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá e muito obrigada ;)
      Para esterilizar bastará deitar água a ferver nas garrafas ou colocar no forno. ;)
      Beijinhos e bom 2016

      Eliminar