Blogue Patrocinado Por

Blogue Patrocinado Por

sábado, 4 de julho de 2015

Operação limpa-frigorífico…refeição Gourmet!

Acontece-me várias vezes e aposto que na vossa casa também, deparar-mo-nos com várias caixinhas dentro do frigorífico e não saber muito bem como as esvaziar…de uma só vez!
Hoje, fui invadida por uns momentos de inspiração que ultimamente me têm acontecido regularmente, não sei porquê, mas eu gosto quando acontecem!
Gosto cada vez mais de brincar com a comida (salvo seja!), fazendo com os mais variados ingredientes apresentações diferentes, únicas (porque não consigo fazer 2 iguais, lol), mas que conquistem quem as prova pelo paladar. Isso sim é o meu verdadeiro objectivo!

Não tenho uma receita como as que costumo apresentar e das quais eu tanto gosto, mas vou tentar através das fotos e das minhas palavras descrever o melhor possível para que se sintam inspirados o suficiente para tentar reproduzir e adaptar às vossas futuras operações limpa-frigorífico!

11667229_10204340671623376_1594348490_n

Ingredientes:

Entrada e prato principal:

Legumes cozidos (usei: couve-flor, courgette, feijão verde, cenoura, beterraba)
2 bifes de peru grelhados (do jantar de ontem)
Tomate
Alface
Pepino
Hortelã
Queijo fresco (http://cristinatbernardo.blogspot.pt/2015/05/queijo-fresco-fresquinho.html)
Maionese (http://cristinatbernardo.blogspot.pt/2015/04/maionese.html)
Ovo
Queijo Gruyère
Ervas aromáticas
Azeite
Vinagre balsâmico
Delícias do mar laminadas

Bebida:

Néctar de Pêssego (feito por mim, óbvio)

Sobremesa:

Sobras de Bolo de chocolate (http://cristinatbernardo.blogspot.pt/2015/05/chiffon-de-chocolatena-varoma_71.html)
Gelatina de morango
Framboesas e meloa
Iogurte de coco (http://cristinatbernardo.blogspot.pt/2015/01/iogurtes-de-coco.html)

Preparação:

Entrada:

2015-07-04 11.18.56

1. Cortei um pouco de alface, coloquei no prato seguida de uma rodela de pepino, queijo fresco, tomate, queijo fresco e tomate.
Lembrei-me da hortelã que tenho num vasinho, fui cortar umas folhinhas e finalizei com esta espetando um palito (personalizado).
Polvilhei com ervas aromáticas, reguei com azeite e uns pingos de vinagre balsâmico.
Fiz um segundo prato, que pretendia que fosse igual e… saiu quase parecido :D

2015-07-04 11.20.56

Prato principal:

1. Comecei por abrir todas as caixinhas e fiquei a olhar para elas, literalmente!
De seguida, fui ao frigorífico e tirei de lá uma courgette (filha única) e decidi laminar metade desta.
Coloquei uma frigideira anti-aderente no fogão e coloquei 4 fatias a tostar em lume médio.
Entretanto, retirei o interior da outra metade e cozi a vapor cerca de 10Min. Reservei.

2. Na Bimby, coloquei os bifes de peru e desfiei cerca de 10Seg./Vel.4/Inversa
Numa tigela, coloquei um pouco de maionese, à qual adicionei o bife de peru. Envolvi muito bem. Reservei.

2015-07-04 12.03.05 2015-07-04 12.04.39

3. Com o copo vazio, adicionei parte dos legumes cozidos, triturei 5Seg./Vel.3 para não ficarem muito desfeitos.
Retirei do copo, envolvi-os no preparado do peru com a maionese. Com este preparado, recheei a courgette, coloquei mais bife de peru por cima deste recheio.
Ralei queijo Gruyère q.b. e deitei por cima do preparado.
Levei ao forno, cerca de 15Min. para tostar. Nos 4 Min. finais, coloquei um ovo, ao lado da courgette polvilhado com ervas aromáticas e deixei cozinhar.
Estava delicioso!

11715988_10204340671583375_1786945948_n

4. Entretanto, as fatias laminadas da courgette estavam cozinhadas e dispus sob um prato.
Coloquei por cima desta, fatias laminadas de beterraba cozida, fatias de delícias do mar, seguido de bife envolvido com a maionese.
Polvilhei com ervas aromáticas.

2015-07-04 12.05.16 2015-07-04 12.06.08

5. Enrolei e decorei com mais legumes cozidos.
E ficou assim…

2015-07-04 12.11.49 2015-07-04 12.11.55

Fiz um segundo prato, na tentativa de fazer igual e…saiu, mais uma vez, parecido! :D

2015-07-04 12.24.46

Sobremesa:

Com os pratos anteriores tão bonitinhos tinha que também fazer qualquer coisinha diferente…
Um copo, no qual coloquei 2c. de sopa de gelatina de morango, esfarelei uma fatia de bolo de chocolate, coloquei cerca de 60gr de iogurte de coco e decorei com framboesas e meloa.

2015-07-04 11.55.41

Simples e com uma conjugação de sabores deliciosos!
Que venham mais momentos inspiradores como este, que eu adoro!

É ou não é fácil reaproveitar comidinha que vamos colocando no frigorífico?
Dar asas à imaginação e surpreender é o meu desafio diário!

Aproveitem as dicas e façam valer a pena cada garfada ;)

8 comentários:

  1. Tudo com um ar delicioso. Nos tempos que correm devemos saber aproveitar.
    http://letscookitwithanamau.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato :)
      E ao reaproveitar, outros pratos lindos surgem

      Eliminar
  2. Tanta coisa boaaaaaaa :-) Esta tudo com excelente aspeto. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Depois de um fim de semana super intenso estou de volta! Já viste os pratinhos gourmet que podemos fazer ao limpar o frigorífico?! Maravilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, o mundo da culinária é fantástico.
      Bj

      Eliminar