Blogue Patrocinado Por

Blogue Patrocinado Por

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Almôndegas…

Tal como os hambúrgueres, as almôndegas foi algo que eu deixei de comprar.
Por vezes quando ia ao talho, antes da Bimby, comprava, mas confesso que quando as via já feitas duvidava sempre um bocadinho de que carne tinham sido feitas.
Teria sido com carne fresca ou com sobras de carne? A verdade é que as comprava, mas nunca estava muito segura daquilo que trazia para casa…
Agora, é já hábito comprar pedaços de carne que eu escolho, pico e faço em casa  com os ingredientes que eu quero.
Quando se compram já feitas, não é o nosso gosto que prevalece…se já estão feitas, foi a gosto de alguém. Podem ser boas, mas…falta sempre qualquer coisinha.

A receita que eu faço, é muito simples e provavelmente não é nova para alguns. Talvez façam de igual forma. A verdade é que esta receita já está nos meus arquivos há mais de um ano e foi ficando esquecida…
As fotos também não são XPTO, mas não é isso que me move!
Sei que existem fotos mais bonitas, outras menos, mas o mais importante é que a receita seja apelativa de modo a que se sintam com vontade de as experimentarem. Certo?

Pelo aspecto bem que podiam estar na vitrina de um talho qualquer, asseguro que ficaram deliciosas!

IMG_20141121_200117

 

Ingredientes:

Para as almôndegas:

300g pão ralado aromatizado (http://cristinatbernardo.blogspot.pt/2014/08/pao-ralado-aromatizado.html)
100ml leite
50g de pão em pedaços, quanto mais seco melhor
50g bacon
700g carne picada (usei vitela e porco)
salsa
1 ovo
sal, pimenta e noz moscada q.b.

Para o molho:

1 cebola
1 dente de alho
100g tomate maduro
50g azeite
250ml água
100ml vinho branco
sal e pimenta q.b.

Preparação das almôndegas:

1. Numa tigela colocar o leite com os pedaços do pão, de forma a que o pão absorva todo o leite.
Reservar.
2. Colocar no copo o bacon. Dar uns toques Turbo.
3. Juntar a carne, a salsa, o pão demolhado. 10Seg./Vel.7

IMG_20141121_193138

4. Adicionar o ovo e os temperos. Programar 15Seg./Vel.3

IMG_20141121_193418

5. Formar com a carne pequenas bolas.
6. Passar as bolas por pão ralado aromatizado.
Coloquei 25 no cesto, porque as ia cozinhar de seguida e congelei mais 30.
Assim, tenho sempre prontas para quando me apetecer.

IMG_20141121_194001 IMG_20141121_200042

7. No copo, sem lavar, colocar o azeite, a cebola, o alho e o tomate. 5Seg./Vel.5
Refogar 5Min./Varoma/Vel.1
8. Juntar a água, o vinho, o sal e a pimenta. 20Seg./Vel.7

IMG_20141121_200356

9. Colocar o cesto com as almôndegas no copo. Programar 20Min./Varoma/Vel.2

IMG_20141121_200409

10. Servir e acompanhar com o molho, esparguete ou puré.

IMG_20141121_203221 

Sugestão: Podem fazer as Almôndegas e não as cozinhar a Vapor, podem fritar ou levar ao forno.

Marcas Technorati: ,

7 comentários:

  1. Adoro almondegas ainda ontem fiz para o jantar, tb não as compro ate pk as caseiras sao muito mais saborosas.

    ResponderEliminar
  2. Tinha uma posta de carne de vaca que retirei ontem do congelador. Parte dela está neste momento a assar. Deixei de parte os pedaços melhores sem veios, estou indecisa se faço almôndegas ou se faço ovos escoceses! Se calhar hoje vou ir pela última opção! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. as minhas almondegas tambem faço sempre em casa, e faço bastantes vezes porque adoro almondegas mesmo, ficaram muito bem essas.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Eu já não faço almôndegas à algum tempo mas tb faço em casa, assim sei o que estou a comer ;). bjs

    ResponderEliminar