Blogue Patrocinado Por

Blogue Patrocinado Por

sábado, 19 de setembro de 2015

Bolo Prata…

Eu sou do tempo em que se guarda no fundo de uma gaveta pelo menos um, quando não são mais, cadernos de receitas escritos à mão.
Neles estão guardadas receitas que de certa forma, fazem um elogio à comida da família e que a reconhecemos mais tarde, à medida que vamos crescendo como aquelas receitas que sempre foram e sempre serão sinónimo de uma comida de aconchego. Fazem-me sempre lembrar o ato convivial que as refeições significavam e que eu mantenho ainda hoje.

Por isso, decidi passar uma dessas receitas que está num caderno antigo, um bolo que eu considero como “polivalente” para o meu blogue e que habitualmente é confeccionado sempre que há sobras de claras, por vezes motivado pela utilização de gemas num receituário mais rico ou num simples e sempre delicioso Leite-Creme.
Chamo-lhe “polivalente” pois este maravilhoso bolo tanto se podia e pode comer simples, ao pequeno-almoço ou lanche, como pode ser recheado e enfeitado.
Hoje, está em modo simples e não deixa de ser perfeito!

No caderno de receitas que guardo no fundo da minha gaveta, o modo de preparação desta receita é a seguinte:
Bate-se uma chávena de chá de manteiga com duas chávenas de açúcar.
Junta-se uma chávena de leite e envolve-se bem.
De seguida vai-se juntando devagar três chávenas de farinha de trigo com um pitada de fermento em pó.
Entretanto batem-se cinco claras em castelo, bem firmes, à parte e juntam-se à massa, levemente, e de modo a não formar bolhas.
Barra-se uma forma com manteiga e polvilha-se com farinha.
Deita-se a massa na forma e leva-se a forno quente durante cerca de meia hora.
A verificação do estado de cozedura faz-se através do teste do palito.
Depois de desenformado, e cortado às fatias, o seu interior é claro pela falta de gemas, e apelidado de Bolo de Prata.

Agora que tenho um Robot de Cozinha, tinha que o adaptar e lá fui eu para a cozinha experimentar, é muito fácil!

12025525_10204774103778909_480383640_n

Ingredientes:

150g de açúcar
250g de farinha para bolos
1c. chá de fermento
50ml leite
8 claras de ovo
1 pitada de sal fino
100g de margarina a temperatura ambiente

Preparação:

1. Fiz esta receita com claras congeladas e procedi assim:
http://cristinatbernardo.blogspot.pt/2015/04/claras-congeladas-o-que-fazer.html

Se usarem claras em estado normal devem: colocar a borboleta, deitar as claras e o sal e programar 8Min./Vel. 3 1/2. Reservar.

2015-09-17 11.06.20

2. Adicionar a margarina e o açúcar. 4Min./37º/Vel.2.
Adicionar o leite e voltar a bater 1Min./37º/Vel.2

2015-09-17 11.08.43 2015-09-17 11.14.26

3. De seguida e à mesma velocidade, incorporar a farinha já com o fermento.
Parar a Bimby e envolver esta massa, cuidadosamente nas claras reservadas.

2015-09-17 11.17.17 

4. Deitar o preparado numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Na bancada bater com a forma, tal como se faz nos Molotoff, para que a massa não fique com buracos de ar.
Levar ao forno a 180 º, cerca de 30-40Min.

2015-09-17 11.23.48

5. Retirar do forno e deixar que a temperatura estabilize.
Após 15Min., desenformar.

12041676_10204774103618905_1125936837_n

6. O meu marido aproveitou para o saborear com o seu café.

12041962_10204774226741983_613781033_n

7. Este é um bolo que tem como característica principal a sua leveza e é tão fofo.
Atrevo-me mesmo a dizer que é muito mais fofinho que um Pão-de-Ló ;)

2015-09-19 09.38.07

12 comentários:

  1. Ficou bem fofinho como um bolo de claras deve ser! Também tenho cadernos de receitas escritos à mão. E pretendo fazer mais um com as receitas típicas de cá e da minha infância! Coisas que a minha mãe não tem escritas por saber de cor. E são receitas que não se podem perder! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdadeiros tesouros que devem ser mantidos ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ellerinize sağlık. Çok leziz ve iştah açıcı görünüyor.
    Saygılar

    ResponderEliminar
  3. Olá Cristina!!!
    Eu guardo com muito carinho meus cadernos de receitas escritos à mão, são uma verdadeira preciosidade!!!
    Esse bolo está perfeito para acompanhar um bom café!
    Beijos e ótimo final de semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida
      Votos de uma semana repleta de coisas boas.
      Bjinhos

      Eliminar
  4. Adoro este tipo de bolo bem simples, é sempre tão bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida e quase que não dão trabalho nenhum :)

      Eliminar
  5. Aqueles cadernos com algumas nódoas dos ingredientes usados, que guardam receitas e quem nos avivam memórias e sabores...Tão bom...
    Este bolo parece ser bem simples e bom.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo :)
      Cada nódoa guarda uma recordação
      Bjs

      Eliminar
  6. Também tenho alguns cadernos antigos com receitas que fui juntando ao longo dos tempos! Curiosamente tenho uma receita muito semelhante à tua que uso para gastar as claras que sobram do leite creme. Estes bolinhos simples são os que eu mais aprecio.
    bjns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que os mais simples são os melhores ;)
      Beijinhos

      Eliminar