Blogue Patrocinado Por

Blogue Patrocinado Por

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Bolonhesa de Soja…

Muitos são os escritores que definem o acto de cozinhar como sendo algo único e eu concordo!
Outros dizem que para escolhermos o que realmente gostamos devemos provar um pouco de tudo para depois acertarmos na escolha.
Depois há aqueles que se aventuram sem perceber nada daquilo que estão a escrever e há os outros que sabem realmente muito do que escrevem.

Eu gosto e tenho sempre um livro por perto, sou daquelas pessoas que têm que ter um livro pronto a ser aberto e permitir-me viajar através da leitura.
Leio cerca de 2 a 3 livros por mês, qualquer dia a minha casa mais parece uma biblioteca…não lhes resisto!
Adoro o cheiro dos livros novos e velhos, adoro percorrer algumas páginas, ler palavras soltas e imaginar o que irá sair dali, que história irei eu encontrar.
Tenho um gosto especial: romances históricos são os meus preferidos.
Poder ter a capacidade de viajar no tempo, conhecer novos lugares para mim, mas que em tempos foram o lugar em que alguém viveu, imaginar como terão sido aquelas pessoas que não são mais que personagens de um livro, dar-lhes vida e por vezes ter que as enterrar, é sem dúvida um dos verdadeiros poderes da leitura.

As minhas filhas saem à mãe, adoram ler e desde sempre lhes incuti este gosto pela leitura. Já dentro da minha barriga elas liam, digo-lhes eu! Elas riem-se :D
Por vezes tenho dificuldade em tirar-lhes o livro da mão, mas prefiro que elas leiam um bom livro do que estejam apenas a ver TV, isso é que não!
Acreditam que quando estamos numa loja a escolher um livro, saímos e quando entramos no carro elas começam de imediato a ler? Aiiii, muitas das vezes tenho que lhos esconder!
O meu marido não tinha o hábito de ler, ler livros quero eu dizer. Lia e lê os jornais, revistas de desporto, mas um livro…
A certa altura, comprei um que lhe despertou o interesse…eu pensei que ia gostar, mas acabei por nunca passar da página 15. Era o primeiro livro de Dan Brown, eu não gostei, mas ele adorou. Depois desse, vieram todos os outros do autor (que eu nunca li!) e que ele devorou.
A partir daí, rouba-me sempre os meus livros, vai buscar outros que estão há muito guardados e compra novos sempre que vamos a uma livraria.
Ora bem, sempre que vamos os 4 a uma livraria, no mínimo 4 vêm para casa. :D
Alturas há em que estamos os 4, cada um com o seu livro no silêncio do nosso lar, os 4 na sala, cada um no seu lugar próprio e reservadíssimo do sofá com um livro na mão e a viajar para lugares diferentes, sem deixarmos de estar juntos.
Amo, estes momentos tão nossos!

Isto para vos dizer que um autor que eu também aprecio, proferiu uma afirmação com a qual eu concordo e que se adequa perfeitamente à receita de hoje:

“A vida é como cozinhar: antes de escolher o que gosta, prove um pouco de tudo.” Paulo Coelho

2015-03-05 12.38.29

Ingredientes:

2 cebola
2 dente de alho
2 cenouras
50g azeite
150g de polpa de tomate
100g granulado de soja
70g vinho branco
sal e pimenta q.b.
Orégãos Aroma Alentejo

Acompanhamento:

Esparguete

Preparação:

1. Pesar a soja e deixar de molho em água, num Tupperware.
Cerca de 45Min.

2015-03-05 10.21.52 2015-03-05 10.22.44

2. No copo colocar as cebolas, os alhos, o azeite e as cenouras. Programar 10Seg./Vel.5
Refogar 5Min./Varoma/Vel.1

2015-03-05 11.58.26 2015-03-05 11.59.39

3. Por esta altura, a soja já aumentou de volume e o seu estado deixa de ser cubinhos duros e temos agora cubinhos esponjosos.
Escorrer a água da soja e espremer esta na mão, para que seja eliminado o excesso de água.

2015-03-05 12.00.05 2015-03-05 12.04.31

4.Adicionar a soja ao refogado, adicionar a polpa de tomate e os Orégãos Aroma Alentejo.
Programar 5Min./100º/Inversa/Vel. Colher.

2015-03-05 12.07.57

5. Adicionar o vinho branco e programar 10Min./100º/Inversa/Vel. Colher

2015-03-05 12.10.37

6. Retirar e servir com esparguete.

 

3 comentários:

  1. Gosto tanto de Paulo Coelho, tenho alguns livros dele na estante! Adoro ler e sou daquele tipo de pessoas que, se me deixarem, devoro um livro em 2 dias! O problema é a falta de tempo e agora leio muito menos! O que achaste da bolonhesa de soja? Nunca comi! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Esta sugestão e bem light! Confesso que nunca experimentei

    ResponderEliminar