Blogue Patrocinado Por

Blogue Patrocinado Por

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Lombinho de porco recheado com molho Agri-Doce…

Fazer uns lombinhos recheados cozinhados a vapor é uma maravilha!
Para além de não ter que usar o forno em pleno Verão (Eu sei! Já estamos no Outono, mas esta receitinha foi feita no Verão ;) ) e não ter que o limpar é para mim uma vantagem. Detesto limpar o forno!
Assim, com toda a tranquilidade posso preparar um molho, que eu adoro, ao mesmo tempo que os lombinhos são cozinhados.

O molho Agri-Doce é um molho que me fascina devido às sensações que obtenho através do meu paladar.
O contraste do salgado e doce é qualquer coisa de fenomenal, na minha opinião, pois claro!
Há quem goste e há quem deteste, mas eu sou uma grande apreciadora.
Para além disso, o recheio do Lombinho também é o meu preferido e lá volto eu ao salgado e doce: Tâmaras, docinhas e o fiambre e queijo, salgadinho.
Existem mesmo combinações perfeitas!

2015-05-14 13.34.44

Ingredientes:

2 dentes de alho
250g vinho branco
sal e pimenta q.b
1Kg de Lombinho de Porco
1 folha de Louro Aroma Alentejo
3 cebolas médias
40g azeite
1c. sopa de mostarda
50g mel
40g Vinho do Porto
Tâmaras (sem caroço)
Fiambre
Queijo em fatias
Batatas assadas

Preparação:

1. Com 3h de antecedência ou até mesmo de véspera fazer uma marinada com dentes de alho, vinho branco, sal e pimenta.
Colocar o Lombinho com a folha de Louro Aroma Alentejo e deixar marinar no frigorífico.

2015-05-14 11.46.47 

2. Depois de marinar, retirar a folha de Louro e os Lombinhos.
Rechear os Lombinhos com fiambre, queijo e tâmaras, enrolar e unir com fio.
Colocar na Varoma e reservar.

2015-05-14 11.48.55 2015-05-14 12.04.59 

3. Colocar no copo as cebolas, o azeite e picar 5Seg./Vel.5
Adicionar a marinada do Lombinho. Envolver 10Seg./Vel.5

2015-05-14 11.49.26 2015-05-14 11.50.41

Colocar a Varoma.
Programar 60Min./Varoma/Vel.1
A meio do tempo devem verificar o conteúdo do copo e se houver necessidade, adicionar um pouco de vinho branco.
Contudo, não devem adicionar uma grande quantidade, pois este é um molho que deve ficar espesso.
4. Findo o tempo da cozedura, retirar os lombinhos para uma travessa.
Reservar.
5. Ao molho que está no copo adicionar a mostarda, o mel, o vinho do Porto.
Programar 5Min./50º/Vel.2

2015-05-14 13.04.42

6. No final do tempo programado, retirar a folha de Louro e triturar o molho 20Seg./Vel.3-5-7 progressivamente.
Deitar o molho sobre o Lombinho.
Acompanhar com batatinhas assadas.

2015-05-14 13.31.13

 

6 comentários:

  1. Já há tempos que não faço lombo, tenho de ver se vou ao talho esta semana! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Cristina!!
    Faz tempo que não como lombinho, adorooo!! Ainda mais assim marinado no vinho branco!!
    Beijos mil e lindo dia pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto muito e faço de várias formas, esta é uma dessas Bjinhos

      Eliminar