Blogue Patrocinado Por

Blogue Patrocinado Por

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Manteiga de Amendoim…

Cá em casa, usamos vários tipos de manteiga, somos 4 e cada um com um gosto muito próprio: manteiga com sal e sem sal, manteiga de amêndoa(http://cristinatbernardo.blogspot.pt/2015/02/manteiga-de-amendoa.html) e também a manteiga de amendoim são algumas que marcam presença.
De textura diferente das normais, esta manteiga de Amendoim é muito saborosa.
Há quem goste e há quem deteste.
Confesso que faço parte do segundo grupo, não gosto, mas não é por isso que a deixo de fazer.
O meu marido adora e porque não come as manteigas ditas normais, vejo-me “obrigada” a fazer as que ele gosta.
As nossas filhas aprenderam com ele a gostar e muitas das vezes preferem esta às outras.

A parte mais chata desta receita e a que demora mais fica ao cuidado do meu marido e filhas, que é o retirar da casca dos amendoins.
Sim, compro os amendoins com casca porque são mais baratos e este é o único ingrediente para esta receita.
Confesso que não tenho paciência para esta tarefa, assim sendo, enquanto eu faço outra coisa qualquer, eles sentam-se em redor da mesa (o meu trio perfeito), comem alguns porque não lhes resistem e em conjunto descascam os amendoins. :D

Depois de descascados a Bimby entra em acção e faz o que eu ordeno sem reclamar, ordens estas que ela segue religiosamente. ;)

  2015-05-24 19.13.55  

Ingredientes:

1Kg (500g+500g) de Amendoim descascados

Preparação:

1. Colocar metade da quantidade de amendoins sem casca no copo e sem programar tempo, usar a Vel.9
2. Adicionar a segunda metade e repetir o procedimento.

Demora cerca de 3Min. No início parece que não vai resultar, pois os amendoins transformam-se numa farinha sem qualquer consistência, mas à medida que vamos triturando, os óleos vão sendo libertados e como que por magia obtemos uma manteiga deliciosa e caseira, para quem gosta. ;)

2015-05-24 18.46.18 2015-05-24 18.58.28

E porque é que não coloco tempo?
Porque devido à quantidade de amendoim que vai ser desfeito, a Bimby vai atirando para as paredes do copo o amendoim triturado.
O barulho da trituração vai-se modificando e vai trabalhar em vazio. Quando isto acontecer, devem parar a Bimby, retirar a tampa e ir baixando com a ajuda da espátula o que está na parede do copo.
Deve-se repetir o procedimento até que os amendoins se transformem numa pasta.
Mais líquida ou um pouco mais espessa é o vosso gosto que vai predominar.

2015-05-24 19.02.28

Quando atingir a espessura ideal, devem colocar a manteiga em frascos de vidro esterilizados.
Colocar no frigorífico.

Barrar com esta manteiga uma fatia de pão a vosso gosto ou umas tostinhas e deliciem-se. ;)

2015-05-24 19.17.13

 

Dica: Se não gostarem do sabor simples desta manteiga, quando começar a criar a pasta podem juntar açúcar ou mel a gosto.
Ideal para barrar no pão e para adicionar em pratos doces como sobremesas e bolos, em alternativa às gorduras convencionais.

11 comentários:

  1. Cristina, não tenho Bimby... mas lá por isso não deixo de espreitar o teu blog!
    Estive tentada a comprá-la, mas nesta altura da minha vida ( longa...) e com tantas outras máquinas a que já me habituei, prescindo desta.
    Entretanto, por aqui, vou vendo o que se pode fazer usando outras máquinas que tenho.
    Gosto muito de aprender receitas... mas acabo por fazer uma miscelânea... que, normalmente, sai bem!
    Gosto muito de manteiga de amendoim, por isso agora parei para comentar. Vou tentar fazê-la na 1-2-3, com um pouco de mel. Sempre é um alimento saudável e, assim, fujo aos ingredientes processados, com corantes e conservantes indesejáveis.
    Obrigada pela dica.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresinha, fico tão contente com este seu comentário. É assim mesmo, se não tem Bimby, não é impedimento para me seguir e muito menos para deixar de fazer as minhas sugestões.
      Claro que pode usar as máquinas que tem e a 1-2-3 parece-me muito bem (também tenho uma).
      Um grande beijo para si

      Eliminar
  2. Raramente a faço pois tenho sempre manteiga de amendoim que me chega dos EUA! Não é tão saudável como a feita em casa, mas também é muito boa! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. como quase todos os dias, mas nunca fiz, um dia ainda vou ter que experimentar.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Eu já faço há algum tempo e gosto. Só uso o amendoim e um nadinha de sal. Mais nada. Também nao controlo o tempo nem quantidade. Vou vendo .

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Agora ando a experimentar fazer leites. Já fiz de arroz com amendoim, de arroz com nozes, de arroz com amêndoa, etc. O de soja, com aveia e figo ficou uma delícia. Para mim foi o melhor de todos.

    ResponderEliminar