Blogue Patrocinado Por

Blogue Patrocinado Por

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Pão levedado…

A receita deste pão tem como nome original Pão Valério, que eu própria baptizei. Não sabendo da sua origem e como me chegou através de uma senhora cujo sobrenome é Valério, assim ficou conhecido.
Ora, esta é uma receita em que apenas se amassa a massa do pão, molda-se a nosso gosto, seja numa só bola ou em várias, mais redondo, em forma de baguete ou até em pão de forma, este pão, vai directo ao forno sem a necessidade de levedar.
Isto é, a massa é colocada no forno a temperatura 0, mas quando se liga o forno à temperatura de 200º e à medida em que esta vai aumentando, o pão vai levedando com o aumentar da própria temperatura e coze.

Num destes dias, amassei a massa, dei-lhe a forma de carcaças e o meu objectivo era colocar de imediato no forno, como costumo fazer, mas eis que tocam à campainha… e o pão fica já no tabuleiro, mas fora do forno! E ainda bem…demorei mais que o pretendido, pois a conversa entre vizinhas é assim! Nunca demoramos pouco, também vos acontece? :D

Certo é que quando cheguei à cozinha o Pão Valério, tinha levedado, aumentado de volume e ficou ainda melhor do que o habitual!
Obrigada, vizinha pela conversa, pois sem ela o pão não teria ainda ficado melhor! ;)

2015-09-02 13.51.43 
Ingredientes:

550g farinha T55
300ml água
20g fermento fresco de padeiro
1c. sobremesa de açúcar
1c. café de sal

Preparação:

1. Colocar no copo a água e o fermento. Programar 2Min./37º/Vel.2
2. Adicionar os restantes ingredientes. Programar 4Min./Velocidade Espiga
3. Moldar bolas (fiz 12) e colocar no tabuleiro que vai ao forno. Polvilhar com farinha.
Deixar levedar, até que dobre de volume.

2015-09-02 12.43.01 2015-09-02 13.18.06

4. Levar ao forno cerca de 20Min./200º

2015-09-02 13.50.47

5. Retirar do forno e deixar arrefecer na grelha ou comer ainda quentinho.

2015-09-02 13.51.57

Marcas Technorati: ,

6 comentários:

  1. Já nem me lembro da última vez que comi pão! Mentira, lembro sim, foi há duas semanas! O pão continua a haver cá em casa, eu é que tenho evitado! Adoro pão, é um facto, mas tenho tentado reduzir significativamente nos carbo-hidratos! Mas essas tuas carcaças são bem tentadoras! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? 2 semanas sem pão? Impensável para mim! Admiro a tua força de vontade.
      Bjinhos

      Eliminar
  2. Olá Cristina!!
    Também não vivo sem um pãozinho...não tem jeito melhor de começar bem o dia!
    Fiquei com água na boca de ver as fotos dos seus lindos pãezinhos, verdadeiras obras de arte!!
    Beijos mil e ótima semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És uma querida Andrea, sou como tu, viver sem pão, nunca!
      Bjinhos mil também para ti
      Boa semana

      Eliminar
  3. Cristina, neste caso a massa tambem é colocada no forno a temperatura 0, ou pre aqueceu o forno? Obrigada :)

    ResponderEliminar