Blogue Patrocinado Por

Blogue Patrocinado Por

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Polpa ou Molho de Tomate caseiro…

Durante a nossa vida estamos sempre a aprender e quando aprendemos, pomos em prática e organizamos todos esses ensinamentos.
Na minha cozinha é essencial evitar o desperdício e associado a este facilitar a minha vida e o meu dia-a-dia.
Como não abdico dos meus cozinhados, pois só assim posso continuar a desfrutar das iguarias que me fazem feliz, aproveito sempre que posso e cozinho em grandes quantidades.
Para aproveitar os imensos tomates madurinhos, 6Kg,  que estavam ali a acumular-se decidi transformá-los numa polpa de tomate cozinhada e aromatizada.
Esta é uma forma simples de conservar/preservar o tomate: transformá-lo em polpa ou molho de tomate caseiro, para servir o ano inteiro.
Nada se compara ao sabor do nosso próprio molho de tomate, que podemos adaptá-lo conforme o nosso gosto e que dará origem à preparação de diferentes receitas para diferentes ocasiões.

E a cor? Não é maravilhosa? muito mais bonita que aquela que se vê nos supermercados ;)

2015-10-13 15.43.07

Ingredientes:

1,5 kg de tomate madurinho
1c. chá de sal
2c. chá de açúcar
1 cebola grande
4  dentes de alho
Manjericão e salsa q.b.
35g de Azeite

2015-10-12 09.44.08


Preparação:

1. Deitar no copo da Bimby os tomates, com casca e grainhas e dar uns toques no turbo.

2015-10-12 10.06.43

2. Adicionar a cebola, o alho, a salsa e o manjericão e o azeite no copo. Programar  6Seg./Vel5.
Em seguida, 30Min/Varoma/Vel.1.

2015-10-12 10.08.46

3. Assim que a temperatura atingir Varoma, substituir o copo de medida e coloque o cesto sobre a tampa da Bimby.
Terminado o tempo, triture progressivamente Vel.3,5 e7 durante 1Min.

2015-10-12 10.27.19

4. Quando terminar aguardar alguns segundos antes de abrir a tampa da Bimby, para que o liquido estabilize.
5. Deitar a polpa de tomate nos frascos de vidro previamente esterilizados, fechar e colocar numa panela com água a ferver por 20Min. 

2015-10-12 11.06.05 2015-10-12 11.31.36

6. Retirar da água quente e deixar os frascos arrefecer a temperatura ambiente.
Esta polpa não precisa de ser guardada no frigorífico, pois conserva-se durante meses na dispensa, devido ao vácuo criado.

 

4 comentários:

  1. A minha mãe usava muito a polpa de tomate de compra, eu pelo contrário, faço a minha! Às vezes pode não sair muito mais barato (a menos que nos ofereçam tomates) mas o resultado final não tem comparação! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente, tudo o que eu puder fazer, prefiro. Pelo menos assim sei o que estou a comer.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Cristina!!
    Minha mãe sempre faz isso, fica super saudável, com um aroma delicioso e tem a praticidade de poder congelar!! Adorei a sua dica!!
    Vou tirar uns dias de folga, mas dia 26 estarei de volta!!!
    Beijos mil, tenha uma semana abençoada!! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Andrea é verdade super saudável. Desejo-te boas férias.
      Aproveita bem
      Beijinhos

      Eliminar