Blogue Patrocinado Por

Blogue Patrocinado Por

domingo, 29 de novembro de 2015

A nossa árvore de Natal…

Todos os anos faço a minha árvore de Natal, no último sábado de Novembro ou no dia 1 de Dezembro.
Quando ainda  morava na casa dos meus pais, esta era uma tarefa que partilhava com eles e com a minha irmã. O meu pai ia connosco pela manhã buscar um pinheirinho pequeno e musgo. Seguia-se depois a tarefa de o decorar, fazer o presépio e no final colocar a estrela no topo da árvore.

 2015-11-29 12.16.42 
Assim que começaram a ser comercializadas, compramos uma e ainda hoje os meus pais a mantêm.
Quando casei, compramos uma, enormeeeeeee!
Nos últimos, dezasseis anos, faço-a sempre com o meu marido e com a chegada das gémeas, claro elas passaram a ser as grandes decoradoras. Gosto deste nosso momento em família em que as recordações de natais anteriores são revividos, mal se começam a abrir caixas e saquinhos com as decorações.

2015-11-29 12.15.46

Recordo com saudade momentos felizes de tempos que não voltam, recordo a minha avó e vivo cada momento da preparação do Natal na casa dela.
A lareira acesa, os potes de ferro com a comida dela, as filhós feitas ali mesmo…a mestria com que ela tendia a massa e a forma como eu olhava para ela enquanto que ela contava histórias da sua infância… No final, fazia duas filhós com a minha inicial e com a da minha irmã, mesmo sem ter aprendido a ler, sabia que aquelas eram as nossas letras.
Neste ritual sabíamos o verdadeiro sentido do que é o Natal! Agora ela é uma estrela que brilha para mim…

2015-11-29 12.13.24 

A nossa árvore de Natal, é vistosa, é daquelas de chegar ao tecto, a sério! Mas, este ano decidi que não queria aquela gigantesca árvore na minha casa.
Decidi retirar-lhe a base, pois é dividida em 3 partes e transformá-la numa mais pequenina.
Todos os anos é decorada de forma diferente, nunca fiz uma igual…não gosto. Mas há algo que gosto de manter: o Presépio! Esse é sempre o mesmo e não abdico dele.
Pode não ser o mais bonito, mas eu gosto tanto dele, é especial. Foi comprado numa dessas feirinhas quinzenais que ocorrem cá na terra. Feito por artesãos, pintado à mão e da forma tradicional.
Tenho imensas figurinhas, cerca de 80: as principais e depois todo um conjunto de complementos…ovelhinhas, coelhos, galos e galinhas, uma banda de música, pastores, lavadeiras, padeiros, moinhos, castelo, pontes e riachos, casas e igrejas, mas este ano também diminuí a população do presépio. :D

2015-11-29 14.53.35

Para além de nunca a decorar do mesmo modo, também não gosto de a ter sempre no mesmo sítio: manias!
Já esteve na sala, no hall de entrada, na cozinha, junto à lareira, numa varanda e este ano está num sítio estratégico para que a possamos ver sempre!
Esta é a nossa árvore deste Natal: simples, mais pequena, com as cores próprias da época.

2015-11-29 14.51.12

Mas, o espírito natalício espalha-se por outras partes da casa…
Há um Pai Natal, oferecido pela minha irmã…

2015-11-29 14.53.07 

Uma rena, oferecida por uma querida amiga, a Marina…

2015-11-29 12.24.38
Uma garrafinha reciclada pela minha mãe e decorada para a ocasião, mas que está na minha sala todo o ano… assim como o presépio pequenino que o meu pai comprou no Santuário de Fátima…

2015-11-29 12.18.25
Um menino Jesus e os seus anjos protectores que as minhas filhas me ofereceram, tinham elas 5 anos e que também está no hall de entrada todo o ano…

2015-11-29 12.23.10
E este presente que recebi da minha saudosa Avó e que foi feito por ela no primeiro ano em que tive a minha casa… era tão habilidosa a minha avózinha.
Esta peça decorativa é uma relíquia… SAUDADES!

 2015-11-29 12.26.44 
Que o verdadeiro sentido do Natal renasça em cada um de vós e que permaneça sempre…

12 comentários:

  1. Linda de morrer agora aqui em Londres não tenho nem dinheiro nem liberdade total para decorar a casa, como natalolica que sou sinto-me um bocadinho triste, ontem compramos umas luzinhas mas a nossa colega de casa e senhoria já disse que não liga ao Natal e que não tem por hábito decorar a casa, embora ela seja Sueca acho que o Natal não lhe trás boas recordações enfim... resta-nos tentar encontrar uma árvore de Natal pequenina... e a nossa mãe em portugal irá decorar a casa :D Mal posso esperar ;) Hah adorei a ideia do presépio em baixo da árvore fica muito bonito.


    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas tuas palavras.
      Faço sempre assim, por baixo da árvore, gosto mais :)
      Em breve estarás em tua casa e aí sim viverás em pleno esta época.
      beijinhos para ti

      Eliminar
  2. Recordações tão boas...podem trazer saudade mas foram vividas! E isso é muito importante!
    Cá em casa iniciaram hoje as decorações, primeiro domingo do advento!
    Também vou colocar no meu blog daqui a pouco...!
    Obrigada pela partilha!
    Ah e amei a vassourinha Pai Natal da Avó! LINDA!
    Bjs
    Nina
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade! E são estes momentos que se recordam que apaziguam um pouco a dor da saudade...
      Obrigada pelas tuas palavras, Nina.
      Bjs

      Eliminar
  3. A árvore está linda! Simples mas bonita ❤❤❤ as recordações fazem parte da nossa história de vida ❤❤❤ficam para sempre no nosso coração ❤❤beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É no meu coração que as recordações e a minha avó viverão eternamente.
      Obrigada Cecília <3
      beijinhos

      Eliminar
  4. É por essa razão que esta época do ano me deixa feliz mas ao mesmo tempo, triste. Até as músicas de Natal me deixam triste. Trazem sempre recordações antigas, também, na casa da minha avó materna. Era tão bom esse tempo, que saudades. A magia do Natal é especial enquanto somos crianças. É tudo diferente (ai a minha lágrima ao canto do olho). Bem de qualquer maneira, para mim tudo mudou desde o dia 29 de Dezembro do ano passado, o meu filho nasceu. E, agora com 11 mesinhos vai ser ele a colocar a estrelinha no cima da árvore. É tão bom ser mãe :) Também, era para fazer este fim-de-semana, mas o tempo não permitiu. Assim adiei para o próximo e estou tão ansiosa para registar o momento da estrelinha. Acho e espero que agora o Natal tenha outro "sabor" na minha vida. Desculpe a extensão do texto. Foi mais como um desabafo. Bjinhos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que é uma época propícia e sentimentos duplos, mas a vida é assim.
      Aproveitar cada segundo com os que amamos
      Adoro textos longos, estás à vontade ;)

      Eliminar
  5. Adoro o Natal! Sempre gostei! É mesmo a altura do ano favorita! Adoro os cheiros, os sabores, os sons, tudo! E tenho tantas memorias de infancia dos meus natais! Adoro reviver tudo isso! A minha arvore também é gigantesca e todos os anos a faço diferente! Não gosto de a fazer igual, até pode mudar apenas um pormenor mas igual é que não pode ser! E o presepio tambem tem de la estar seja como for ou onde for! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. ficou tudo tao lindo..
    eu adoroooo o natal..
    beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo muito simples e bem a nosso gosto.
      Beijinhos para ti e para os teus 3 bebés :)

      Eliminar