Blogue Patrocinado Por

Blogue Patrocinado Por

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Pão caseiro Integral com Sementes e Ervas Aromáticas…

Hoje é o dia do Pão caseiro!
Sem dúvida que o Pão está no meu Top1 de receitas feitas na minha querida amiga Bimby. Sejam eles: de farinha normal, integrais, centeio, com sementes ou ervas aromáticas, pães doces ou salgados e até mesmo sem qualquer adição de sal, o Pão é aquela receita que está sempre em primeiro lugar.

O cheiro do Pão acabado de fazer é algo incomparável, na minha modesta opinião, claro!
É mesmo daquelas receitas que arrancam de mim, o melhor dos meus sorrisos, para além de uma grande satisfação.
Gosto de o moldar, depois de a Bimby me ajudar naquela tarefa preciosa que eu não gosto.
Gosto de o ver levedar e de o ver ganhar cor.
Gosto quando enquanto vai cozendo do cheirinho que perfuma a minha casa e quando abro a porta do forno… aquela sensação de… pão acabado de cozer… não há nada melhor!
Uns dizem: “ Nespresso. What else?”
Eu digo: “Pão caseiro. What else?” Pois, de facto é incomparável, o meu Pão caseiro!

A escolha de hoje, recai nesta opção de um pão integral com sementes e ervas aromáticas que faz as delícias do meu marido.
Confesso que para mim este não é um Pão para o meu pequeno almoço. Este, para mim, é um pão para servir ao lanche, mas gostos não se discutem e o meu mardio como logo pela manhã com o seu queijo fresco feito igualmente por mim e pela minha parceira Bimby.

Para darem a vossa opinião, não há como fazerem, provar e darem-me a vossa opinião! ;)

2015-11-15 15.43.21

Ingredientes:

300g farinha T55
230g farinha trigo integral T150
300ml água
20g fermento fresco de padeiro OU 11g fermento em pó para pão
15g bagas Goji
15g sementes de girassol
5g de Orégãos Ervas Aromáticas Aroma Alentejo (ou outras a gosto)

Preparação:

1. Colocar no copo a água e o fermento. Programar 2Min./37º/Vel.2
2. Adicionar as farinhas e as sementes, bagas e Ervas Aromáticas.
Programar 2Min./Vel. Espiga

2015-11-15 12.05.24 2015-11-15 12.08.00

3. Numa superfície polvilhada com farinha, moldar o pão na forma desejada.
Como podem verificar pelas fotos a massa do pão sai com toda a facilidade.
Coloco numa forma de bolo inglês, forrada com papel vegetal.
Pressiono a massa com as mãos, de forma a que fique bem espalhada por toda a forma.

2015-11-15 12.08.40  2015-11-15 12.11.14

4. Deixar levedar num sítio morno, tapado com um pano de algodão, até que dobre de volume.
5. Levar ao forno a 200º/25Min. ou até estar cozido.
Ao retirar do forno, esperar 5Min. para a temperatura estabilizar. Desenformar e colocar numa rede ou grelha para arrefecer.

2015-11-15 15.42.44

6. Podem comer ainda quentinho.
Eu adoro! ;)

2015-11-15 15.50.39

6 comentários:

  1. Os pães com sementes são os meus preferidos! Ainda hoje de manhã o meu pequeno almoço foi um pão com sementes! Sim, que eu reduzi significativamente o pão mas não o eliminei da minha alimentação! E há outra coisa que me agrada muito nos pães de sementes, mantém-se frescos durante mais tempo! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão e para além disso, feito por nós é do melhor.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Que lindo que ficou.. adorei

    Beijinho
    Www.home-sweet-home.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria.
      Como andas? E os teus pequerruchos, os 3 claro ;)
      Bjinhos

      Eliminar
  3. Também, foi quando adquiri a bimby que me aventurei no pão. Adoro pão. De todas as maneiras e feitios, mas os meus preferidos são os integrais e de sementes. Está com óptimo aspecto o seu. Já ia uma fatia. ;)

    Bjinhos
    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar