Blogue Patrocinado Por

Blogue Patrocinado Por

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Pão Aromático...

Adoro fazer o meu pão, um pão saudável, em que vou usando vários tipos de farinhas, fazendo por vezes combinações improváveis, combinações de ingredientes variados, farinhas refinadas, integrais, de fruta...existe uma variedade enorme, mas o que eu gosto mesmo é no final obter um pão que ao mesmo tempo é aromático e delicioso.
Na minha casa, o pão é sempre feito por mim ou pelo meu marido e quem prova gosta e faz os seus comentários e dá as suas opiniões. Gosto de as ouvir e gosto especialmente de registar aquelas opiniões que me deixam sem palavras:
"Está tão saboroso, está...simplesmente delicioso. Sabias que o ato de misturar a água com a semente, as farinhas que usas, são parte do vegetal que guarda a VIDA latente, em presença do elemento fogo, fogo esse que é por si só um ato de magia. Tu fazes magia! (Aqui foi feita uma pausa para uma trinca no pão e instalou-se o silêncio...)
Sabias que quem produz um pão caseiro, simboliza, num gesto simples, a perpetuação da integração do homem com a natureza e com o seu semelhante?"
O que responder a isto! Não fui capaz...pedi que repetisse devagar para interiorizar, afinal na opinião da minha amiga, tinha-a presenteado com um pão mágico e especial... Não tinha essa noção, a noção de quanto um simples Pão caseiro pudesse ter como ingredientes mágicos a partilha de emoções e pensamentos tão filosóficos...
Ingredientes:
200g farinha integral
330g farinha T55
20g fermento fresco OU 11g fermento em pó para pão
1c. chá de Orégãos Aroma Alentejo
10g Sementes de Papoila
1c. sopa de Passas Sultanas
300ml de água

Preparação:
1. Colocar no copo a água e o fermento. Programar 2Min./37º/Vel.2
2. Adicionar os restantes ingredientes. Programar 2Min./Vel. Espiga


3. Numa superfície polvilhada com farinha, moldar o pão na forma desejada.
Coloquei numa forma retangular e deixei levedar até dobrar de volume.
4. Levar ao forno a 200º/cerca de 20Min. ou até estar cozido.
Os meus durante o Inverno, são cozidos em forno de lenha ;)




Sugestão: Acompanhem este pão com fatias de Queijo Fresco , Manteiga de Amêndoa ou Manteiga de Amendoim






2 comentários: