Blogue Patrocinado Por

Blogue Patrocinado Por

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Pandoro e 2 anos de Bimbyces da Cristina...

Este é um doce feito com mais intensidade pela altura do Natal, é um facto, mas para mim o Natal é quando eu quiser. E eu quis que o Natal fosse ontem, sim...ontem!
Mas ontem foi dia de Carnaval...um dia que eu não gosto e com a chuva e o vento e o frio...pior ainda!
Em casa com a família reunida pareceu-me o dia ideal para fazer o Pandoro.
O forno a lenha estava no modo ON, a temperatura muito agradável, a contrastar com a temperatura lá fora e já que o Bimbyces fazia 2 anos de existência decidi comemorar estes 2 anos em família e  com este Pandoro.
2 anos de partilhas que me deixam muito feliz!
O Pandoro tem origem italiana e foi originalmente produzido em Verona, apesar de não ser o único lugar apontado para o "nascimento" desta fofura é aqui que ele é mais associado.
Este bolo era associado às famílias mais abastadas na época do Renascimento, pois apresentava-se como um "pan de oro" coberto com finas folhas douradas.
Inspirado na forma de uma estrela, mais conhecida como "nadalin" pelas famílias de verona por volta de 1800.
O Pandoro é servido ainda morno coberto com açúcar em pó (a minha escolha), com creme de natas ou chocolate, sempre cortado na horizontal para manter a similaridade com uma estrela de 8 pontas.
Bem, mas se é um bolo de Natal, família reunida, festa...tem que haver pelo menos uma prendinha, certo? Gostariam de uma forma Pandoro igual à minha? Sim ou Não? ;)


Ingredientes:
350g de farinha tipo 55
40g de manteiga na temperatura ambiente
80g de açúcar
20g de fermento fresco de padeiro OU 1 saqueta de 11g de fermento em pó
3 gemas
1 ovo inteiro
Raspa de 1 limão OU laranja
1 pitada de sal fino
1c. chá de essência de baunilha
Açúcar em pó para polvilhar

Preparação:
1. Colocar no copo 60g de farinha, 1c. chá dos 80g de açúcar, o fermento, uma gema e 65ml de água. Programe 2Min./37º/Vel.3.


2. Deixar levedar, dentro do copo tapado num local morno até ter duplicado o seu volume.

 
3. Adicionar 90g de farinha, 15g de manteiga, 45g de açúcar e uma gema. Amassar 2Min./ Espiga.



4. Deixar levedar novamente, tapado, até voltar a duplicar o volume.


 5. Adicionar mais 200g de farinha, 25g de manteiga, 30g de açúcar, uma gema, o ovo inteiro, a baunilha, a raspa da casca de limão e o sal.
Amasse 3Min./ Espiga.
A massa deve descolar das paredes do copo. Adicionar um pouco de farinha pelo bocal, caso seja necessário.


6. Untar a forma Pandoro da Metalúrgica Bakeware Production, S.A. com manteiga e polvilhar com farinha.



7. Colocar a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha, formar uma bola e coloque-a na forma. Tapar com um pano de algodão, colocar dentro do forno DESLIGADO e deixar levedar até encher a forma.


8. Ligar o forno a 180º e deixar assar durante 20Min.



9. Deixar arrefecer durante 5Min. antes de desenformar.

Cortar com uma faca a extremidade superior para ficar direitinho.



10. Polvilhar com açúcar em pó a gosto OU se preferirem com um creme de chocolate. 

Fica tão, mas tão fofinho. É tão, mas tão delicioso e o cheirinho que dele emana... faz mesmo lembrar o Natal.
Sobreviveu na mesa do lanche cerca de 10Min., desapareceu por completo, mas antes tive ainda tempo de brincar com o Pandoro :)
Como opção para a mesa de Natal, podem cortar o Pandoro em fatias na longitudinal e sobrepô-las. Fica também muito bonito!


Resta-me agora agradecer-vos por estarem desse lado, por partilharem comigo algum do vosso tempo, por gostarem das minhas Bimbyces e sobretudo por me acompanharem diariamente nestas minhas partilhas.
Obrigada!



Acompanhem A Metalúrgica Bakeware Porduction, S. A. no facebook A Metalúrgica e conheçam os seus produtos na loja online.



6 comentários:

  1. Mais anos venham! Parabéns, darling! Tu e o teu blog entraram na minha vida e daqui já não saem! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you, my dear! Tu és sem dúvida alguma um dos presentes que recebi com o meu blog.
      Um dia, em breve faremos a festa juntas.
      Bjinhos

      Eliminar
  2. Olá, querida. Parabéns. E respondendo à tua pergunta, sim eu gostava de ter uma forma igual à tua :-D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És uma querida!
      Bj enorme
      E quanto à forma...poderá ser tua muito em breve ;)

      Eliminar
  3. Olá Cristina!!
    Muitos parabéns por estes 2 anos de deliciosas partilhas. Que venham muitos mais :)
    Ahhh, claro que queria uma forminha igual à sua. Cheira-me que vem aí um belo passatempo, será?? :)
    Bjinhos!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  4. E é isso mesmo!
    O Blog está de parabéns, mas são vocês que vão ganhar o presente ;)
    Fica atenta
    Bjinho
    Ahhh e muito obrigada por fazeres parte deste meu cantinho...

    ResponderEliminar