Blogue Patrocinado Por

Blogue Patrocinado Por

domingo, 3 de abril de 2016

"Requeijão" caseiro...

Antes de mais, quero já dizer que sei perfeitamente que o Requeijão "verdadeiro" é um subproduto do fabrico do queijo de ovelha, quanto a isto, não há qualquer dúvida.
Portanto, a partir daqui vou só relatar um "erro propositado" que acabou por ter o final que eu pretendia!
Ia eu fazer mais um simples Queijo Fresco, quando me lembrei de "errar propositadamente" quer no tempo, quer no modo de preparação e...seja o que Deus quiser...caso a experiência corresse mais uma vez mais mal, só os ingredientes se perderiam.
A verdade é que o resultado que obtive foi de facto o que eu realmente quis e assim...nasceu o meu "Requeijão" caseiro com leite pasteurizado ;)
Claro que a diferença do leite, faz obviamente diferença no sabor: não é aquele sabor típico, para isso o uso do soro do queijo de ovelha ou do próprio leite da ovelha fará a diferença. Contudo, como é feito em casa com leite pasteurizado o sabor nem é nada mau, gostei e vou voltar a repetir, disso não tenho dúvida!


Ingredientes:
1L leite meio-gordo Agros + 100g leite em pó magro OU 1L de leite GORDO
1c. café de sal
35 gotas de coalho líquido
Preparação:
1. Deitar no copo o leite e o leite em pó, foi o que usei (podem substituir ambos, APENAS por 1L de leite GORDO) e o sal. Programar 6Min./50º/Vel.3
2. Aos 5Min. e 15Seg com  Bimby em movimento, adicionar pelo bucal as gotas de coalho.
3. Terminado o tempo, selecionar mais 1Min./Vel.3
4. Retirar o leite do copo da Bimby, que já se encontrará em fase de separação: soro e "requeijão" e verter este preparado para um Tupperware com tampa.
5. Tapar e deixar repousar 1H. Após este tempo, verter o "Requeijão" para o cesto da Bimby e se desejarem aproveitem o soro para fazer Pão de Soro.


6. Levar ao frigorífico cerca de 1H para refrescar e está pronto a consumir.


7. Servir com tostas ou pão, simples ou acompanhado de Doce de Abóbora 


8 comentários:

  1. Ficou com um aspeto mesmo bom! Sabes que cá não temos o hábito de consumir requeijão, vai para os animais. Consumimos muito o queijo fresco e o curado. Mas sempre que eu fazia queijo fresco fazia também o requeijão! Um dia fiz uma requeijada e ofereci à minha mãe! Lá em casa todos ficaram surpreendidos com o ingrediente usado pois a tarte estava muito boa! E é por isto que gosto tanto de culinária e gastronomia, alargamos os nossos horizontes! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão minha querida, a gastronomia é um mundo fantástico. Beijinhos

      Eliminar
  2. Que sugestão bem interessante. Parece ser delicioso Cristina.
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Tem mesmo bom aspecto Cristina! Adoro requeijão! Beijinhos

    www.keepcalmeviveavida.com

    ResponderEliminar
  4. Fantástico!!
    Um beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar