Blogue Patrocinado Por

Blogue Patrocinado Por

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Bolo de Castanha e uma viagem no tempo...


Simply by Cristina, o meu Blog!
Há algum tempo, escrevi um texto, sobre mim e sobre o meu Blog. Hoje, pareceu-me o dia ideal para o partilhar convosco...


O amor pela culinária foi herdado da minha avó e da minha mãe, com as quais aprendi a cozinhar. Num trio perfeito, partilhamos dicas e receitas em momentos únicos, sabores e saberes que aplico diariamente quando cozinho. Agora apenas em dueto, com a minha mãe ou em quarteto quando as minhas gémeas se juntam a nós revivemos esses momentos e partilhamos de forma saudosa o que a minha avó nos ensinou.
Após a partida da minha avó, foi com a culinária que amenizei parte da dor da perda e a Bimby TM31 chegou a minha casa, em forma de presente pelo meu marido, no momento certo.
E algum tempo depois, chega a TM5. :)
Criei o meu Blog muito incentivada e em modo de desafio pelas minhas filhas e marido, pois passava muito tempo ao telefone com as amigas a dar receitas e a escrever em folhas de papel soltas, que muitas vezes se perdiam, de modo que muitas delas me voltavam a pedir, receitas e dicas para que elas também brindassem as suas famílias com iguarias deliciosas homemade e homecooking.
Acedi ao pedido de começar a escrever num Blog e descobri um mundo novo de partilhas e amizades.
Deixei o lápis e o papel e passei a escrever online o que vou cozinhando para a minha família: receitas feitas com paixão, AMOR e dedicação.
Tento transmitir, através do meu Simply by Cristina, o sabor ímpar e os cheiros deliciosos dos meus cozinhados através de receitas que aqui ficam arquivadas para que todos, inclusive eu, possam aceder através de receitas com o passo-a-passo, sempre ilustradas com uma foto-reportagem. Pois, para mim só assim faz sentido.

Com a ajuda delas, mantenho a tradição das receitas da minha família e da nossa gastronomia e pastelaria à minha mesa e partilho com familiares e amigos, momentos de sabores e afetos.

A receita que vos ofereço é uma das receitas que está na minha família há anos...nem eu sei há quantos.
Um bolo simples de Castanha, originária da minha terra natal, Penedono, situada no distrito de Viseu, da qual orgulhosamente falo, sempre que posso. Foi às minhas origens que fui buscar os saberes e os sabores, a tradição e o amor que necessito para me inspirar para a minha receita.


Confecionada inúmeras vezes na companhia da avó, mãe, primas e tia, no modo tradicional, não tive qualquer dúvida quanto à escolha de mais uma receita, na qual queria partilhar mais um produto de excelência da minha terra: a Castanha, agora numa versão Bimby.
Afirmo que ao cozinhar com a Bimby é possível manter tradição e reafirmar que a tradição ainda é o que era. 
Existem receitas que nos avivam a memória, porque nos fazem viajar, porque são o ponto de partida para mundos novos, mas também para regressar ao passado porque simplesmente nos fazem sentir...e isto é o que me ocorre ao saborear um pedaço deste meu Bolo de Castanha.
Uma homenagem à minha avó, à minha família e às minhas origens, à minha terra e ao lugar onde parte do meu coração mora! Sei muito bem de onde venho, sei para onde quero ir, mas é no lugar de onde vim que me sinto em casa, no coração dos que me amam…e onde posso sempre regressar.
Simples, fofo e delicioso, é este o bolo que me faz viajar no tempo e por momentos estar com quem já partiu, mas que está sempre comigo... 


Ingredientes para o bolo:
600g Castanhas, Cooperativa Agrícola de Penela da Beira, Penedono 
8 ovos
250g açúcar
1c. sopa de farinha Maizena (amido de milho)
Erva doce, moída Suldouro, Navires
1 Pau de canela, Suldouro, Navires
Flor de Sal, Salinas CORREDOR DO SOL Açúcar em pó para decorar
Preparação do bolo:
1.Lavar as castanhas e com um cortador próprio fazer uma cruz na casca.
Colocar no cesto da Bimby e temperar com Erva doce e adicionar um pau de canela.
Programar 40Min./100º/Vel.4


2.Remover as cascas das castanhas já cozidas e reservar.
3.No copo limpo, adicionar as claras, adicionar umas pedrinhas de sal e gotas de sumo de limão.
Colocar a borboleta, sem copo medida inserido e programar 10Min./Vel.3
Programar mais 3Min./Vel.3 1/2 e adicionar pelo bucal 100g do açúcar, para que as claras fiquem bem firmes.
Podem também usar a batedeira ;)
Reservar.
4.No copo colocar as gemas e os restantes 200g de açúcar. Programar 9Min./37º/Vel.3


5.Adicionar as castanhas cozidas e a farinha Maizena.
Reservar algumas castanhas inteiras para decorar no final e programar 20Seg./Vel.4


6.Envolver delicadamente com a ajuda da espátula as claras em castelo reservadas.


7.Untar uma forma com farinha e manteiga e verter o preparado da massa com cuidado.
Levar ao forno a 170º cerca de 50Min.


Fazer o teste do palito, mas não desenformar de imediato.
Este bolo é delicado, desenformar depois de arrefecer um pouco, 15Min. depois.
Para o Creme de Ovos:
Receita, AQUI
Ingredientes:
150g de água
250g de açúcar
5 ovos
Preparação:
1. No copo  colocar a água e o açúcar e programe 17Min./Varoma/Vel 1.
2. Bater os ovos inteiros numa tigela, programar 7Min./100º/Vel.2  e juntar pelo bucal da tampa.
3. Terminado o tempo, verter de imediato para uma tigela e deixar arrefecer.
4. Depois de frio, está pronto para ser usado na decoração.


Sugestão de apresentação e decoração:
Usar castanhas cozidas, cruas ou assadas.
Polvilhar com açúcar em pó.






Agradecimento:
Fotos gentilmente cedidas pelos amigos VIEIRA'S Foto, Moimenta da Beira



6 comentários:

  1. Querida! Antes de mais deixa-me dizer-te que as fotos estão lindíssimas! Adoro receitas de família! Por isso levo já este bolo comigo, até porque adoro castanhas! O meu gosto pela cozinha herdei da minha mãe. Ela sempre fez tudo é mais alguma coisa em casa! A nossa casa parecia uma padaria/pastelaria/restaurante! Infelizmente não tenho grandes memórias de ver a minha avó cozinhar, era mais a minha mãe que o fazia. Mas recordo-me perfeitamente de ajudar a minha avó a fazer maionese e waffles! Ela partiu faz amanhã 2 meses. As saudades são mais que muitas. E tenho muita pena de nunca lhe ter pedido a receita. O meu próximo investimento será uma máquina de waffles. Tenho esperança de um dia encontrar a receita anotada algures! Sei que as waffles nunca mais terão aquele gostinho especial mas é uma forma de mantermos vivas as memórias, não que seja preciso pois nunca nos esqueceremos dela, mas adoro quando os sabores me transportam para outros tempos! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já li e reli esta tua mensagem que me deixaste...mais que uma dezena de vezes. Em cada uma delas comecei a escrever e simplesmente acabei por apagar. Sei o que estás a sentir, sei exatamente aquilo que estás a sentir e não há nada neste momento que consiga apaziguar essa dor, essa saudade... Daqui de longe, abraço-te e quero-te apenas dizer que em ti...a tua avó viverá para sempre, porque a minha também vive dentro de mim e viverá até ao meu último suspiro. Beijo enorme

      Eliminar
  2. Cristina que lindo texto. A tua avó devia ser mesmo uma óptima cozinheira. Castanhas!!! Adoro!!! E este teu bolo fica já guardado, sem dúvida.
    Beijinho!!!

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era, sim...e eu saio a ela. :)
      Faz sim, vais gostar.
      Beijos minha querida

      Eliminar
  3. Uma homenagem em forma de bolo e uma história linda... adorei Cristina!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo Joana, uma singela homenagem...
      Um grande beijinho para ti

      Eliminar