Blogue Patrocinado Por

Blogue Patrocinado Por

domingo, 9 de outubro de 2016

Crinkles...de Limão!

Da cozinha da minha Avó, saíam verdadeiras delícias.
Por muito bem que a minha mãe cozinhe, existem sabores que são inigualáveis...
Basta-me fechar os olhos, mergulhar no meu baú das memórias e lá estou eu com 5-6 anos, em casa da minha Avó, sentada ao pé da velhinha lareira no meu banquinho de madeira e sempre atenta a todos os movimentos dela.
Vestida com saia por baixo do joelho, uma camisa com pequenas flores, um avental à cintura, o cabelo sempre apertado num popinho com a sua rede preta.
Todas as manhãs, soltava o cabelo, penteava-o toda vaidosa por ainda não ter brancas (aos 87 anos, poucas ainda tinha...) e as amigas já as tinham há muito.
O seu cabelo, da mesma cor do meu chegava à cintura...era tão lindo! Fazia uma trança perfeita, tão perfeita...
Eu e a minha irmã sentadas na cama, observávamos aquele ritual em silêncio, mas sabíamos de cor todo o desenrolar daquela cena maravilhosa.
"Meninas, quereis que faça uns biscoitinhos?"
"Ehhhhhh, simmmmmmm!"
E lá ia ela, meter a mão na massa.
Os ovos caseiros, oferecidos pela Emília, o açúcar e a farinha que eu ia comprar a granel à mercearia do João e trazia em sacos de papel castanho. Os limões do quintal da Valentina e a manteiga do estabelecimento do Lulu. Ai que SAUDADES das correrias pelas ruas da minha terra, de chinelo no pé e com a minha irmã a querer apanhar-me. Dos gritos, das gargalhadas e da chegada ofegante a casa de ter sido a vencedora daquela corrida entre irmãs...
Os biscoitos de Limão a sair do forno e o cheiro que perfumava toda a casa, as repreensões da Avó porque nós queríamos comer, ainda a escaldar os biscoitos de Limão!
"Vai-vos doer a barriga, ai vai vai!" Ela virava costas, e lá íamos nós "roubar" um ou dois... :D
Os Crinkles de Limão, fizeram-me viajar no tempo...
Tenho tantas SAUDADES tuas, Avó! Ai, tantas...

"Há cheiros da infância que não morrem nunca, nem envelhecem como a nossa pele..."
                                                                                                                               Alice Vieira


Ingredientes:
(50 aprox.)

Casca e sumo de 1 Limão
100g manteiga
2 ovos
400g farinha T55
1c. chá de fermento para bolos
200g açúcar
Açúcar em pó, q.b.
Preparação:
1. No copo colocar o açúcar e a casca do Limão.
Pulverizar 1Min./Vel.9


2. Adicionar a manteiga, o sumo de limão, os ovos.
Programar 3Min./37º/Vel.3


3. Adicionar a farinha e o fermento.
Envolver.
Progressivamente Vel.1-2-3/1Min.


4. Deitar o preparado numa taça e levar ao frigorífico cerca de 2H.


5. Formar pequenas bolas, do tamanho de brigadeiros, passar pelo açúcar em pó.
Colocar num tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal.


6. Pré-aquecer o forno a 180º.
Cozer durante 12-15Min.





Retirar do forno e deixar arrefecer.




9 comentários:

  1. Ficaram lindos! E essas memórias não têm preço... Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficaram lindos e super apetitosos. Beijinho Cristina.

    Bimby sabores da vida

    ResponderEliminar
  3. Hello ! This is not spam! But just an invitation to join us on "Directory Blogspot" to make your blog in 200 Countries
    Register in comments: blog name; blog address; and country
    All entries will receive awards for your blog
    cordially
    Chris
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/

    Olá! Isto não é spam! Mas só um convite para se juntar a nós em "Directório Blogspot" para fazer o seu blog em 200 países
    Registre-se em comentários: nome do blog; endereço do blog; e do país
    Todas as entradas receberão prêmios para o seu blog
    cordialmente
    Chris
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Olá, obrigada pela partilha desta história maravilhosa que me fez cair lágrimas de saudade pelo rosto...amei! Consegui visualizar cada detalhe...lindo mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu Marlene pelas suas palavras, do fundo do meu coração.
      As SAUDADES têm este efeito em nós, não é?
      Um beijinho enorme para si.

      Eliminar
  5. Olá Cristina,
    antes de mais quero te agradecer por aceitares participar na minha rubrica! Muito, muito obrigado!
    Depois, foi tão bom ler esta receita... que bom que são os aromas, os sabores das lembranças da nossa infância. Também eu de vez em quando viajo até à cozinha de uma tia minha, da qual guardo recordações fabulosas. E há cheiros e sabores que por mais tempo que passe nunca esquecemos. Nunca. E esse é um dos pormenores que me fascina na culinária.
    A tua receita ficou linda e aposto que deliciosa. De limão só pode ser mesmo muito deliciosa!
    Beijinho enorme
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas tuas palavras e tens toda a razão: há mesmo cheiros e sabores que por mais tempo que passe nunca esqueceremos.
      Beijinho

      Eliminar