Blogue Patrocinado Por

Blogue Patrocinado Por

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Creme de Quinoa...

O nome vai afastar muita gente desta receita, mas também tenho a certeza que tantos outros vão continuar a ler e experimentar.
Quinoa:
É um superalimento, cheio de propriedades benéficas para o organismo e uma das melhores opções para o consumo de hidratos de carbono complexos.
Existem várias formas para consumir a Quinoa, em:
Saladas, a Quinoa pode ser usada para temperar a salada tanto como a semente propriamente dita como também na forma de farinha.
Com leite ou iogurte, os grãos inteiros da Quinoa podem ser consumidos como um cereal matinal, acompanhando leite ou iogurtes, por exemplo. Isto ajuda a acrescentar mais fibras ao acompanhamento, melhorando o fluxo intestinal e garantindo a saciedade.
Substituindo a farinha de trigo, a farinha de Quinoa pode ser usada na preparação de diversas receitas, como massa de bolos, tortas, pães e biscoitos.
A proporção para substituir nas receitas é de um para um, ou seja, para cada 100g de farinha de trigo, usar 100g de Quinoa como substituto.
Misturado em sumos naturais, colocar uma colher de farinha de Quinoa em sumos naturais acrescenta boas doses de cálcio, proteínas, ferro e zinco a essas bebidas, para além de todos os nutrientes que as frutas já oferecem. Pelo facto de estarem em forma de sumo, as frutas perdem muito das suas fibras e a Quinoa pode ajudar a equilibrar essas mesmas quantidades.
Com frutas, consumir uma salada de frutas acompanhada da Quinoa pode ser uma ótima opção de lanche após o exercício físico, uma vez que as frutas são fontes de carboidratos e a Quinoa, de proteínas, dois nutrientes indispensáveis para quem pratica atividade física.
A sugestão de hoje recai num creme que pode ser ingerido como pequeno-almoço, sobremesa ou até mesmo um pós-treino.
Experimentem!


Ingredientes:
Creme de Quinoa
300ml Leite
200ml Natas para bater
1c. chá de Canela em pó, SULDOURO - NAVIRES
150Quinoa Real em grão, CEM PORCENTO
2c. sobremesa de Amêndoa em pó, VAHINÉ ou NOZ
1c. sopa de Mel ou Açúcar Amarelo, SIDUL
Creme de Frutos:
4 Pêssegos maduros com casca
4 Ameixas
(Podem usar os frutos que desejarem: banana, manga, papaia, etc)
Sumo de 1 Laranja
120g Iogurte Natural ou Grego
Preparação:
Creme de Quinoa:
1. Levar ao lume o leite, as natas, a canela e o açúcar. Mexer e deixar levantar fervura.


2. Entretanto, lavar e escorrer a Quinoa. 


Juntar ao leite fervido e deixar cozinhar em lume brando/médio durante 15Min., mexendo ocasionalmente.


3. Quando o creme de Quinoa estiver espesso, adicionar ao preparado a Amêndoa em pó.
Envolver muito bem.


Retirar do lume e deixar repousar durante 10Min., com a tampa fechada.


Creme de Frutos:
4. Num copo misturador, colocar os frutos escolhidos e o sumo de laranja.
Triturar.
Misturar com o iogurte.


5. Distribuir  o Creme de Quinoa por 6 taças, guarnecer com o creme de frutos e um pouco de Amêndoa em pó.
Sugestão:
Podem colocar pedaços pequenos de fruta ou até os frutos secos inteiros.
Podem substituir as taças por copos e até mesmo por frascos de vidro para que possam levar para um picnic ou para casa de amigos.





7 comentários:

  1. Olá boa noite. Tenho cá em casa Quinoa mas nunca comi nem fiz, pk fico sempre com dúvidas como fazer.Agora estou a ler k pode se usar nos iogurtes. Então p.f. como devo fazer?lavo? Obrigada pela ajuda.Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mila. Sim, pode lavar ou até pode deixar durante a noite num copo de água, de manhã irá obter um espécie de gelatina. Esta poderá ser adicionada ao leite, iogurtes. Se não quiser ingerir as sementes, essa água gelatinosa já terá todas as substâncias necessárias. Poderá ainda pulverizar e transformar numa farinha. Se gostar de trincar as sementinhas, bastará adicionar ao iogurte e comer. Qualquer dúvida disponha. Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá! Vejo que estás em grande forma...só coisinhas boas. Eu nunca cozinhei quinoa. No entanto, há pouco tempo vi uma receita no blog cinco quartos de laranja, que me suscitou o interesse. Já comprei a quinoa! Agora falta meter mãos na massa, até porque adorei a sugestão de substituir a farinha de trigo, por farinha de quinoa. Basta triturar os grãos? Obrigada.beijinhos
    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida, quase em forma...cozinhar sempre me abstrai das dores :) A Quinoa não deve ser consumida em grandes quantidades diariamente, tens que ter cuidado com isso. Em excesso, faz mal... Sim, podes triturar e fazes farinha. Deixo-te aqui outra sugestão:http://cristinatbernardo.blogspot.pt/2016/06/quinoa-real-e-shiitake.html
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Já fui ver e adorei. Obrigada pela sugestão. beijinhos

      https://saboresdoninho.blogspot.pt/

      Eliminar
  3. Que boa sugestão! Vou experimentar :) Beijinhos

    ResponderEliminar